quinta-feira, 4 de junho de 2015

Resenha: Mestre Gil de Ham


Resenha por Natalia Cayres

Já fazia tempo que eu queria ler as obras de Tolkien, sempre acompanhei as adaptações nos cinemas, lia algumas matérias literárias sobre o autor e o adicionei às minhas metas de leitura. Mestre Gil de Ham foi a primeira oportunidade que tive para me aproximar da escrita de Tolkien, e como já era de se esperar gostei muito.
O que a principio me encantou foi a forma simples e lúdica  que a história é contada, cheguei a dizer para o meu namorado que a impressão que tive era a de que o próprio escritor estava ali na minha frente, sentado numa poltrona, me contando as aventuras deste herói que na verdade não era lá muito heroico.
Mestre Gil, é um fazendeiro de barba ruiva um tanto bruto, que vivia de forma simples e comum em uns dos vilarejos que pertencia a um reino, a rotina sem mudanças (que para ele significavam problemas) o satisfazia.Tinha uma mulher, um cachorro falante chamado Garm que o amava e o temia ao mesmo tempo, uma égua cinzenta e os pastos de sua fazenda com os animais que criava. Até que numa certa noite um gigante atrapalhado e perdido se aproximou de suas terras, derrubando cercas, pisoteando sem perceber algumas vacas e causando grandes estragos. Garm ouve os passos fortes do gigante e ao avistá-lo corre para avisar ao dono sobre o perigo que vagava em suas terras. Bravo por ter sido acordado e pelas coisas que o cachorro dizia, sem muito entusiasmo ele pega o seu bacamarte, uma arma curta de cano largo, carregou com pólvora e enfiou todas as coisas pontiagudas que encontrou pela casa para servirem como balas, e foi averiguar se o cachorro dizia a verdade. Avistando o gigante ele fica apavorado e sem pensar muito atira de qualquer jeito, caindo no chão com o baque do bacamarte, por sorte, e não por habilidade e coragem, o tiro acerta o rosto do gigante, que é alfinetado com alguns dos pregos que servirão de munição, pensando que esta sendo picado por insetos, o gigante sai rapidamente das terras de Mestre Gil, e a partir deste dia todo o vilarejo o vê como herói. O rei fica sabendo do ato de heroísmo do fazendeiro e lhe presenteia com uma espada velha e ultrapassada, que mais tarde é descoberto que se trata de Morde- Cauda, matadora de dragões, que se recusa a ficar na bainha quando sente a presença de algum por perto.
Por um certo tempo o fazendeiro aprecia tranquilamente o fato de ter se tornado famoso e admirado, quando um dragão poderoso e cruel, começa a atacar vilarejos, comer pessoas e se aproximar do vilarejo de Ham, em que Mestre Gil vivia, por pressão do povo e pedido do rei, ele é obrigado, sem nenhuma vontade e totalmente amedrontado, a caçar o dragão e acabar com ele e seus feitos ardilosos. Toda a aventura, o humor e a fantasia começam neste encontro entre Gil, montado em sua égua cinzenta, com temido dragão Chrysophylax.
Considerei Mestre Gil um anti-herói, aquele do tipo que não possui habilidades nem as qualidades que se esperam de um cavaleiro, ele é inusitado, o que torna possível sua sobrevivência durante a jornada são a égua cinzenta, Morde-Cauda e uma sorte impressionante. A narrativa é rápida e nos prende desde o começo, é uma leitura leve e gostosa que vale muito a pena. Adicionei o livro aos meus favoritos e indico com certeza.

Informações Gerais
Autor: J.R.R. Tolkien 
Editora: Martins Fontes
Ano: 2014
Páginas: 102


Nenhum comentário:

Postar um comentário